A importância da parceria entre Lighting Designer e Arquitetos em Projetos Luminotécnicos
Para que possamos seguir o conteúdo de hoje, precisamos explicar um pouco sobre o que um Arquiteto e Lighting Designer faz em um Projeto Luminotécnico.
No nosso conteúdo anterior, explicamos sobre Projetos Luminotécnicos. Como é feito, quais os benefícios e os tipos de iluminação existentes, se ainda não viu, dá uma conferida por lá.
Vamos lá, o Lighting Designer tem o conhecimento técnico e estético necessário para criar um projeto de iluminação que atenda às necessidades do cliente, enquanto o Arquiteto tem a visão geral do projeto e pode colaborar com o Lighting Designer para integrar a iluminação ao design geral do espaço.
E como funciona essa parceria?
A parceria entre o Lighting Designer e o Arquiteto deve estar presente durante todo o processo de elaboração e execução do projeto.
Quando o Arquiteto inicia um projeto, uma das primeiras etapas é a de análise da incidência solar. Partindo da forma como tal projeto vai ser beneficiado pelo sol é possível já se vislumbrar quais ambientes vão, necessariamente, depender de um projeto luminotécnico mais cuidadoso.
Já o Lighting Designer é o profissional responsável por desenvolver projetos de iluminação para ambientes com finalidade estética e funcional da luz. Com essa habilidade, é possível aplicar cores, formas, intensidade, destacar ou encobrir partes do local, entre outras funções.
Após a definição do projeto de interiores, o Arquiteto deve encaminhar o projeto ao Lighting Designer, para que ele possa, através do layout e humanização do projeto arquitetônico, definir os pontos estratégicos de luz.
Quais são as vantagens?
O Lighting Design já é uma prática bastante conhecida lá fora. No Brasil, começou a ganhar força nos últimos anos e vem conquistando cada vez mais arquitetos e seus clientes.
O motivo disso é o grande número de vantagens quando o assunto é estética e funcionalidade.
Vamos as vantagens:
• Valorização do ambiente;
• Otimização da luz natural;
• Melhoria na distribuição de cores do ambiente;
• Valoriza fachada de empreendimentos;
• Economia de energia elétrica;
• E por fim, criação de cenários múltiplios e etc.
Para que um projeto de iluminação seja bem feito, é preciso que haja um grande estudo e planejamento por trás. Do contrário, todas as vantagens anteriormente não serão usufruídas.
Hoje, a luz não tem como função apenas a iluminação de ambientes. No projeto arquitetônico, ela também criará cenas e sensações, por isso o público está mais consciente do papel da arquitetura não apenas como funcionalidade. Esse pensamento abriu espaço para um mercado mais receptivo para projetos de iluminação e, como consequência, mais demanda do mercado por profissionais Lighting Designer.
Em conclusão, a parceria entre um Lighting Designer e um Arquiteto é fundamental para garantir que um projeto de iluminação seja integrado de forma eficiente e esteticamente agradável em um projeto arquitetônico.
A LLUMMTech é uma empresa especializada em LED Profissional Lighting, composta por uma equipe de engenheiros e arquitetos preparados para desenvolver projetos inteligentes e inovadores, sempre visando alcançar o melhor equilíbrio entre iluminação e eficiência energética. Nossa dedicação à iluminação nos motiva a oferecer soluções personalizadas que transcendem a mera funcionalidade.
Gostou do que viu?
Continue acompanhando nossas atualizações semanais!!!
Se precisar de um projeto luminotécnico, entre em contato conosco.
Teremos prazer em atender!
Gostou desse artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conferir!!!
A LLUMMtech é uma marca do grupo BRONZEARTE® com foco no atendimento do segmento corporativo.